2° Concurso Internacional de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social CAF

De 15 de junho até 15 de agosto estarão abertas as inscrições para participar no Concurso com projetos que promovam a melhoria das funções urbanas, diminuindo potenciais riscos naturais ou projetem sustentabilidade econômica, social e ambiental. Poderão ser apresentados projetos na: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidade e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Hoje na América Latina a média da população urbana é de 80%, enquanto que a média mundial é de 51%. Cidades na região são caracterizadas por uma diferença visível na qualidade de vida de seus habitantes, com casos em que até a metade da população vive em condições precárias com escassas oportunidades para melhorar sua situação. Esta realidade apresenta um alto risco latente a nível social, econômico, político e ambiental. Adicionado a isso, é importante notar que a tendência da concentração urbana aumenta no mundo, e, sobretudo em regiões emergentes. Segundo as Nações Unidas, cerca de 600 milhões de pessoas vivem atualmente na América Latina e no Caribe, estima-se que para o ano de 2050 haverá mais outras 190 milhões de pessoas, o que representa um crescimento demográfico acumulado de 31% na região.

Esta população adicional de 190 milhões de habitantes representa uma população que consumirá recursos naturais e energia, e será responsável pela emissão de gases do efeito estufa, impactando negativamente na qualidade do ambiente, e que, se esse crescimento não for planejado adequadamente, os assentamentos não controlados, ou bairros, continuaram aumentando.

Diante dessa realidade eminente é de vital importância unir esforços entre professionais, acadêmicos, entidades governamentais e financista para se projetar e identificar estratégias que melhorem as condições físicas e sociais dos habitantes nas cidades, considerando-se especialmente a integração de assentamentos não controlados, o planejamento do espaço público, habitação e mobilidade, não só para diminuir a situação urbana atual, mas também transformá-la e desenvolvê-la em um espaço produtivo e dinâmico que saiba aproveitar construtivamente o aumento projetado da população.

Com essa visão a CAF apoia os países da região com iniciativas de alto impacto social dirigidas a melhorar a qualidade de vida e as condições de habitação da população urbana, incluindo as vulneráveis, através de um desenvolvimento urbano integral. O Segundo Concurso Internacional de Projetos de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social CAF promove a concepção e o projeto que deem respostas à situação descrita através de projetos inovadores, relevantes, justificados e realizáveis.

 

Mais informações em www.caf.com/desarrollourbano o desarrollourbano@caf.com

 

Text Message Html

Cita: Marina de Holanda. "2° Concurso Internacional de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social CAF" 03 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-62428/2-graus-concurso-internacional-de-desenvolvimento-urbano-e-inclusao-social-caf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.